Terceira edição do Curso de Capacitação em Agroecologia é oferecida em Maricá RJ

Novamente a população de Maricá tem a oportunidade de se aprofundar nos conhecimentos sobre agroecologia de forma totalmente gratuita.

Ivolanda Magali Rodrigues da Silva

A agroecologia integra a conservação com a produção de alimentos. É uma possibilidade de repensarmos a valorização das culturas populares e das práticas “agro produtivas” de forma eficiente e equilibrada.

A terceira Capacitação em Agroecologia terá início no mês de setembro e a população de Maricá terá uma nova oportunidade para participar de momentos formativos teóricos e práticos que versam sobre “agroecologia”.

Esse ambiente formacional é totalmente gratuito e ocorrerá em formato híbrido – onde as aulas acontecem online e também teremos oficinas presenciais. 

Qual é a dinâmica da III Capacitação em Agroecologia EaD?

A formação está sendo ofertada esse ano, em quatro módulos de capacitações online, cada um com carga horária de 10 h; e três módulos de intercâmbios presenciais, cada um com carga horária de 8 h.

TEMAMODELO
Cultivo Em Pequenos Espaços ProdutivosPresencial – Intercâmbio
Manejo agroecológico de solos.Híbrido – Plataforma
Planejamento e desenvolvimento de Sistemas  Agroflorestais– SAFsPresencial – Intercâmbio
Controle Agroecológico de Pragas e DoençasHíbrido – Plataforma
Métodos de PropagaçãoPresencial – Intercâmbio
Gestão estratégica de espaços produtivos e  formação de conselhos municipais.Híbrido – Plataforma
PANCs e a MedicinaIntegrado – Misto

Esses módulos são independentes, para oportunizar uma participação mais diretiva, de acordo com a necessidade do participante e suas disponibilidades de tempo, contudo se integram como base formativa para a atuação em prol do fortalecimento da agroecologia.

Como fazer para participar da III Capacitação em Agroecologia EaD?

A Cooperar realiza a divulgação e orientação, de modo dinâmico, no perfil do Instagram , sobre as datas de inscrição para cada módulo oferecido.

Atenção: As inscrições para o primeiro módulo online (não presencial) estão abertas a partir de hoje, 12/09 e vão até o dia 15/09/22.

Calendário do módulo: Manejo agroecológico de solos

As aulas serão mediadas através da plataforma Google Meet  e a comunicação sobre eventuais dúvidas e orientações gerais ocorre por email ou por grupo de WhatsApp, de acordo com escolha do participante.

A metodologia de ensino será de formato misto, onde o momento a distância será desenvolvido em plataforma virtual e de fácil acesso. O curso é uma iniciativa da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (COOPERAR), por meio do Termo de Colaboração Técnica nº 0018/2020, celebrado com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá (SECAPP). 

A importância da formação dialógica para a agroecologia

A concepção que pauta todas as atividades dessa III Capacitação em Agroecologia, por meio de vivências que aproximem teoria e prática, têm como princípio o diálogo, a troca de saberes e a construção coletiva do conhecimento, indispensáveis ao desenvolvimento e aplicabilidade da agroecologia nos territórios.

A adoção de metodologias participativas valoriza e estimula a sabedoria de cada participante, e colabora para a compreensão de suas demandas e especificidades de aprendizagens, permitindo que o efetivo desdobramento da formação se transformem em atividades concretas e aplicáveis pelas famílias no município de Maricá, de acordo com a perspectiva política e social da agroecologia.

A cada edição das capacitações ofertadas pela Cooperar, a procura se refina em torno das demandas dos produtores de Maricá e pessoas que buscam experenciar os preceitos agroecológico.

Construímos as ações formativas suleados pelo patrono da Educação Brasileira e expoente mundial de uma educação libertadora e, destacamos uma reflexão de PAULO FREIRE, em seu livro Pedagogia do Oprimido.

Fonte: Sarau para todos: arte é o exercício experimental da liberdade – Mário Pedrosa

Sendo assim, reforçamos o convite:

Não perca a oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre agroecologia através das capacitações dialógicas dinamizadas nos cursos da Cooperar, em Maricá, RJ. Junte-se a nossa rede colaborativa!


Para saber mais sobre cada atividade desenvolvida pela Cooperar em parceria com a Prefeitura de Maricá é só acompanhar as redes sociais Instagram e o site oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *