Feira da Agricultura Familiar completa 1 ano fortalecendo a agroecologia e a geração de renda

A Feira resulta da parceria entre a SECAPP e Cooperar tornando-se um ambiente de trocas entre feirantes e consumidores.

Iranilde de Oliveira Silva, Ivolanda Magali Rodrigues da Silva e Maria Solara Pontes Mota

Integrantes comemorando o 1º aniversário da Feira da Agricultura Familiar. Foto: Arquivo Cooperar

A edição comemorativa da Feira da Agricultura Familiar, realizada em 03/09, foi um sucesso. Teve início às 08h, na Praça Emilton Santos, em Araçatiba e se estendeu até as 14h, proporcionando mais tempo para feirantes, munícipes e turistas. O evento uniu trocas de experiências, roda de conversa sobre compostagem, programação cultural e entrega de mudas e sementes à população.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, também compareceu à edição comemorativa da Feira, circulando por todo o espaço, conversando com feirantes e visitantes. Ao conhecer o espaço da Cooperar, Fabiano recebeu mudas de hortaliças, e informações sobre o projeto através de Iranilde Silva, Analista de Conhecimento e Sistematização, e declarou de forma descontraída que gostaria de aprender mais sobre agroecologia com a nossa cooperativa.

Prefeito Fabiano Horta e Iranilde Silva na Edição de 1º aniversário da Feira da Agricultura Familiar.
Foto: Arquivo Cooperar

“É muito importante entendermos que a natureza e a agricultura devem estar presentes na vida humana, o que se relaciona à nossa ancestralidade e também ao modo de existir no planeta. Cultivar esses pensamentos em uma cidade que está cada vez mais se urbanizando é essencial, mantendo viva a cultura e os saberes da agroecologia, algo que é central nas nossas políticas públicas. As praças agroecológicas e hortas comunitárias são movimentos de organização dos produtores locais e difusão da agroecologia, ajudando a nos reencontrarmos com a natureza e relacionar o poder terapêutico à existência humana. Com isso, construímos uma vida mais feliz e preservamos a Terra”, destacou o prefeito.

Programação cultural e depoimentos dos feirantes movimentaram o evento

A cultura também foi um tópico central na celebração de 1 ano da Feira da Agricultura Familiar. A Caravana da Secretaria de Cultura levou diversas atividades lúdicas ao evento, com destaque à contação de histórias, proporcionando um momento de descontração e imaginação às crianças presentes, que se encantaram com toda a apresentação.

Em adição a isso, o artista Ronaldo Valentim e o duo Duda Figueiredo e Lucas Roberto entoaram canções características da Música Popular Brasileira (MPB) durante a feira, contribuindo para animar a população e construir a mística do encontro.

Caravana da Cultura em apresentação artística.
Foto: Arquivo Cooperar
Criança se divertindo com apresentação de artista local. Foto: Arquivo Cooperar

E com a participação do Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, Júlio Carolino, e da Subsecretária Julyana Von Matter, os feirantes protagonizaram momentos especiais durante a edição comemorativa. Foi possível resgatar o processo de organização para dar início ao projeto, sua implementação e a importância do fortalecimento contínuo.

Secretário Julio Carolino, destacando o processo de criação da Feira da Agricultura Familiar e sua importância para a cidade. Fonte : Cooperar

Cada um pôde estar no palco e compartilhar suas vivências nesse 1 ano de feira, ressaltando as maiores mudanças, desafios, conquistas e expectativas para o futuro, vinculando a importância da Feira tanto para a troca de saberes como para o contato direto com consumidores.

Depoimento de feirante.
Foto: Arquivo Cooperar
Entrega de kit sorteado para feirante.
Foto: Arquivo Cooperar

Depois, foi promovido um sorteio de kits, conduzido pelo Secretário Júlio Carolino, com produtos comercializados no evento direcionado aos feirantes, onde quatro sortudos puderam levar para casa artesanatos, bebidas artesanais, além de produtos hortifrutigranjeiros.

Participantes ressaltam a importância da atividade

Centenas de pessoas passaram pela Praça Agroecológica de Araçatiba durante a feira, mostrando a mobilização e interesse dos maricaenses pela agroecologia.

Patrícia da Costa, de 40 anos, é uma das que sempre participam do evento. A moradora do bairro Manoel Ribeiro reforçou o papel da iniciativa para aproximar as pessoas, propor novos aprendizados e propiciar um ambiente de trocas essenciais.

“É muito bom estar há um ano comparecendo à Feira da Agricultura Familiar e espero que sempre continue.

 Para mim, a feira é um momento de encontrar os amigos que fazemos no evento, compartilhar conhecimento e aprender ainda mais sobre coisas do nosso dia a dia. No Sábado Agroecológico, compreendi que podemos colocar restos de alimentos e cascas de frutas cítricas na compostagem, conhecimento que já vou aplicar quando chegar em casa. Pretendo estar sempre participando das feiras e outras atividades da Cooperar, todas maravilhosas”, afirmou Patrícia.


“Achei maravilhoso poder estar nessa comemoração de 1 ano de feira, evento que estou sempre presente. Durante a atividade, recebi da equipe da Cooperar mudas de coentro, alface e rúcula, além de sementes de melancia e abóbora, que serão plantadas na minha casa. Também estive no Sábado Agroecológico e pretendo vir nas próximas edições, participando sempre com muita alegria”, acrescentou Sônia.

Sônia da Conceição, de 53 anos, mora em Ponta Negra e lembrou das mudas e sementes que recebeu da Cooperar, fundamentais para cultivar a agroecologia em sua casa.

Sábado Agroecológico na Feira da Agricultura Familiar

Essa foi a segunda edição da Feira da Agricultura Familiar na qual as oficinas/rodas de conversa do Sábado Agroecológico ocorrem dentro da estrutura, possibilitando que os feirantes também possam ouvir e interagir com as atividades formativas.

Oficina de compostagem – Sábado Agroecológico
Fonte: Arquivo Cooperar

Às 9h30, teve início o Sábado Agroecológico, reunindo dezenas de pessoas próximo ao palco da feira para aprenderem mais sobre a compostagem, processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica. Conduzido por Rayan Cavalcanti, engenheiro agrônomo, mestre em Agricultura Orgânica e fundador da empresa Roda Verde Compostagem Urbana; além de Joana Duboc, engenheira agrônoma e mestre em Agricultura Orgânica que integra a equipe da Cooperar em Maricá, o diálogo trouxe a experiência em projetos de agroecologia, reflorestamento, compostagem e gestão de resíduos.

Feira da Agricultura Familiar se tornou tradição em Maricá

A Feira da Agricultura Familiar é um espaço fundamental para os agricultores locais, artesãos, produtores e consumidores, se tornando ponto permanente de encontro de moradores e turistas. O evento reforça a vivência comunitária, pautada na troca de saberes e na aquisição de produtos agroecológicos, se integrando à cultura local e destacando a posição de Maricá como uma referência na valorização das práticas agroecológicas.

Ocorre sempre no primeiro sábado de cada mês, ao lado da Praça Agroecológica Emilton Santos (em Araçatiba) e pela sua representação na cidade foi incluída no calendário de eventos oficiais da prefeitura.

O evento teve início no ano de 2021, articulando um método trabalhado pela Cooperar e vem se consolidando como implementação de políticas públicas, voltadas ao desenvolvimento de espaços de comercialização direta de alimentos agroecológicos, principalmente por agricultores urbanos e rurais com produção realizada, na maior parte dos casos, em quintais produtivos.

No ano de 2021 foram realizadas quatro edições da Feira de Agricultura Familiar e, em 2022 tivemos, até o momento, oito edições. A Feira da Agricultura Familiar se iniciou com cinco barracas e, atualmente conta com 35 barracas e, a cada edição, a feira vem sendo fortalecida e trazendo uma aproximação com a população de Maricá.


De forma colaborativa os feirantes, a SECAPP e Cooperar se organizaram para celebrar essa data tão marcante. O evento foi encerrado com um parabéns, contando com a participação de todos os presentes, seguido com o compartilhamento de um bolo que simbolizou essa integração.

E para acompanhar mais novidades acesse o site ou nos siga no instagram @agroecologia_marica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *