Segunda edição de curso online de Capacitação em Agroecologia, é oferecida em Maricá RJ

Novamente a população de Maricá terá oportunidade de se aprofundar nos conhecimentos sobre agroecologia de forma totalmente gratuita e sem sair de casa.

Luiza Alves | Ivolanda Magali

No próximo mês de outubro a população de Maricá terá a oportunidade de participar de momentos formativos teóricos e práticos que versam sobre “agroecologia”. Esse ambiente formacional é totalmente gratuito e ocorrerá em formato híbrido. 

Estamos falando da II Capacitação em Agroecologia EaD!!!

No período entre 20 e 24 de setembro serão recebidas as inscrições de moradores de Maricá. Os que não são moradores deste município podem se inscrever no período de 27 de setembro até 01 de outubro. Todas as inscrições podem ser feitas por meio do site.

Devido a pandemia de Covid-19, a metodologia de ensino será de formato misto, onde o momento a distância será desenvolvido em plataforma virtual e de fácil acesso. O curso é uma iniciativa da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (COOPERAR), por meio do Termo de Colaboração Técnica nº 0018/2020, celebrado com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá (SECAPP). 

Conteúdo oferecido no curso

Os princípios da agroecologia abordados no curso online podem ser aplicados para produzir alimentos sem veneno no campo e na cidade. Os temas irão de SAF Sistemas Agroflorestais a Meliponicultura, passando por  plantas medicinais e suas utilização na saúde e fito-cosméticos, saúde alimentar e aproveitamento e beneficiamento artesanal de alimentos. 

As aulas começam no dia 11 de outubro com o primeiro módulo de introdução à agroecologia. A Engenheira Agrônoma Joana Duboc, relembra a experiência do primeiro curso e a importância da segunda edição.

“A primeira edição do curso contou com amplo envolvimento da população de Maricá, que se desdobraram em melhorias nas unidades produtivas e também forneceu informações para quem queria começar a produzir, além de  favorecer relações de parceria e auto organização no território, através da criação da rede Agroecológica de Maricá. 

A segunda edição vem acrescentar outras temáticas que favoreçam os sistemas de produção e compreensão da Agroecologia. A escolha foi obtida pelos cursistas da primeira edição. Para nós é extremamente satisfatório proporcionar espaços de formação a partir da demanda da população”, afirma a Engenheira Agrônoma.

A carga horária total do curso “II Capacitação Agroecologia EAD” é de 40 horas, divididas em 5 módulos de 8h cada. As atividades serão divulgadas no site e nas redes sociais da Cooperar. A Coordenadora Pedagógica Ivolanda Magali fala da relevância do diálogo plural com os temas que caminham na agroecologia.

“É uma busca incansável por desenvolver ações que venham contribuir para um modelo produtivo que não prejudique o meio em que vivemos e ainda possa recuperá-lo. Esta oportunidade de troca justa, que ocorre durante a formação, por meio do diálogo entre diferentes saberes, constrói caminhos rumo à consolidação de práticas que possam nos livrar de armadilhas paradigmáticas e favorecer o desenvolvimento de uma consciência crítica e transformadora”, afirma a Coordenadora.

Um pouco mais sobre a Cooperar

Colheita na unidade de produção agroecológica Fazenda Pública Joaquín Piñero

A Cooperar não só oferta as formações, mas também é responsável pela produção e distribuição de alimentos livres de insumos químicos. Em duas unidades de produção Agroecológica, uma no bairro São José do Imbassaí, no loteamento Manu Manuela e outra na Fazenda Pública Joaquín Piñero, localizada no Espraiado, existem frentes produtivas que abastecem instituições filantrópicas, casas de acolhimento e asilos. A produção destes alimentos é financiada pela prefeitura de Maricá e desenvolvida pela Cooperar.

Somada a essa iniciativa de produção de alimentos de qualidade, a praça Agroecológica do bairro de Araçatiba, em Marica, abriga um evento chamado Sábado Agroecológico. Esta praça é uma unidade de produção com mais de dois mil metros quadrados e trinta e seis canteiros produzindo. Quando ocorrem os eventos chamados “Sábados Agroecológicos” (primeiro sábado de cada mês) ele é composto de ações formadoras como palestras elucidativas sobre o processo de produção livre de agentes contaminadores, distribuição de sementes agroecológicas, distribuição de mudas e a Feira da Agricultura Familiar.

Foto Equipe Cooperar no último Sábado Agroecológico realizado em setembro com Produtores da primeira Feira da Agricultura Familiar.

Não perca a oportunidade de adquirir mais conhecimentos com o curso da Cooperar e participar das atividades do município. Abaixo você encontrará todas as informações necessárias para inscrição:

O que: “II Capacitação em Agroecologia EAD”

Quando: Inscrições de 20 a 24/09 Maricá e 27/09 a 01/10 para outros Municípios

Para saber mais sobre cada atividade desenvolvida pela Cooperar em parceria com a Prefeitura de Maricá é só acompanhar as redes sociais Instagram e o site oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *