Sábado Agroecológico de Setembro contará com a Feira da Agricultura Familiar de Maricá

No 04 de Setembro o Sábado Agroecológico trás como palestra principal sobre “ Produção Livre de Agrotóxicos”, e com a primeira edição da Feira da Agricultura Familiar de Maricá

Iranilde de Oliveira Silva

A terceira edição do Sábado Agroecológico será realizada no dia 04 de setembro, na Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba, Maricá, RJ. Esse evento faz parte da meta de divulgação do Termo de Colaboração (TC) 018/2020, celebrado entre a Cooperar e a Prefeitura de Maricá, via Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SECAPP).

Nesta edição o “Sábado Agroecológico” está com novo formato. Siga na leitura que vamos te contar as novidades, facilitando assim a sua participação neste evento.

Feira da Agricultura Familiar de Maricá  no Sábado Agroecológico

A novidade neste sábado está na realização da Feira da Agricultura Familiar de Maricá, concomitante às atividades do Sábado Agroecológico que tem o objetivo de ampliar o acesso a conceitos e práticas agroecológicas aliado a um espaço de divulgação sobre o trabalho desenvolvido em Maricá. 

A feira contará com Agricultores, Agricultoras da Horta Comunitária Manu Manuela, Grupo de Consumo Solidário em Maricá, Rede Agroecológica de Maricá, Aldeia Mata Verde, e o Armazém do Campo, além de alimentos processados, poderão ser encontrados Hortifrutis, e artesanatos. Ao total serão 10 bancas.

Esta iniciativa de realização da feira, foi motivada pela Secretaria de Agricultura e Pecuária de Maricá, SECAPP, que vislumbra o Sábado Agroecológico como espaço que tem contribuído na difusão da agroecologia aos munícipes com ou sem experiência na produção de alimentos. E ter estes espaço, articulado com agricultores locais, em que estes possam compartilhar seus saberes só vai deixar o evento ainda mais rico. Compreendo que também é o início de canais de comercialização deste nível.  

O evento iniciará às 9h30, e a feira ficará disposta ao lado da Praça Agroecológica, onde será montada uma estrutura deixando tantos os feirantes, quando os consumidores com um espaço amplo e coberto.

Produção Livres de Agrotóxicos

O tema da Palestra Central é “Produção Livre de Agrotóxicos”, que vai abordar os impactos do uso de agrotóxicos; os procedimentos necessários à transição agroecológica e a experiência da Cooperar na Produção Agroecológica no Município e está prevista para acontecer de 10h00 às 11h30m. 

E para abordar a temática com o público, as técnicas da Cooperar que atua diretamente no desenvolvimento produtivo das unidades, a Eng. Agrônoma Anna Carolina dos Passos;  Bianca Santana Eng. Agrônoma e Mestranda em Desenvolvimento Sustentável, Lívea Bilheiro Eng. Agrônoma e Ma. em Agricultura Orgânico. A mediação do espaço contará com  Eng. Agrônoma e Ma. em Agricultura Orgânica Joana Duboc. 

Além da palestra, o evento mantém as tendas com entrega de mudas e sementes agroecológicas, a biblioteca Ana Primavesi com livros que podem ser consultados, e o espaço destinado  a apresentação das Unidades de Produção Agroecológica de Marica. Veja a disposição no mapa abaixo

Como participar do 3º Sábado Agroecológico

As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (WhatsApp) 21 97997-3731. Envie uma mensagem e receberá confirmação por mensagem de texto. No dia do evento, havendo vagas, também realizaremos inscrições.

Não fique de fora, então se apresse para a inscrição, pois as vagas são limitadas devido às medidas de prevenção ao Covid-19, o número de participantes será limitado a 100 pessoas.

Calendário das próximas edições 

O Sábado Agroecológico, está previsto para acontecer das 9:30 às 11:30 horas, todo primeiro sábado do mês. Veja as temáticas que serão abordadas, já marque na sua agenda, e venha vivenciar conosco deste espaço de construção do conhecimento agroecológico. 

Quer saber como foi a primeira Edição que aconteceu em Agosto, confira no Instagram e na sessão de Notícias aqui no site da Cooperar.

Deixe o seu comentário sobre o tema do Sábado Agroecológico – Produção Livres de Agrotóxicos, e para acompanhar as novidades acesse o site ou nos siga no Instagram @agroecologia_marica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *