Sementes Crioulas é o tema do Sábado Agroecológico, no próximo 07 agosto na Praça Agroecológica, Maricá, RJ

Segunda edição promete ser um sucesso assim como a primeira em julho deste ano.

Iranilde de Oliveira Silva 

A segunda edição do Sábado Agroecológico será realizada no dia 07 de agosto, na Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba, Maricá, RJ. Esse evento faz parte da meta de divulgação do Termo de colaboração (TC) 018/2020, celebrado entre a Cooperar a Prefeitura de Maricá, via Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pescas (SECAPP).

O evento tem o objetivo de ampliar o acesso a conceitos e práticas agroecológicas aliado a um espaço de divulgação sobre o trabalho desenvolvido em Maricá.  Nesta edição o “Sábado Agroecológico” está com novo formato. Siga na leitura que vamos te contar as novidades, facilitando assim a sua participação neste evento.  

O que vai encontrar no Sábado Agroecológico?

A atividade é presencial, e ainda estamos em pandemia provocada pela Covid-19, para que possamos proporcionar um espaço com medidas de sanitárias segura, e evitar a disseminação do vírus, é importante realizar inscrição prévia. 

Para possibilitar que possam ter acesso a informação acerca do projeto desenvolvido, mas também orientações de técnicas de cultivos de alimentos agroecológicos, organizamos o evento em Espaços temáticos, ao total de quatro, que você pode visualizar na figura logo abaixo. 

O Espaço 1, será para recepção onde você pode confirmar sua inscrição, que pode ser feito no dia, de acordo com disponibilidade de vagas.

O Espaço 2 é para entrega de Sementes Agroecológicas, este espaço conta com a presença de técnicos da Cooperar, que vai indicar técnicas para realizar a germinação, como cuidar do seu futuro alimento. 

E a tenda 3, é local da Palestra Principal, que nesta edição está com formato diferente. A palestra será realizada das 10:00 as 11:30, com tempo para apresentação do tema: Sementes Crioulas possibilitando assim que seja um espaço participativo, e que os participantes presentes possam ali tirar suas dúvidas e trocar experiências. 

E a tenda 4, é para entrega de Mudas, conforme a disponibilidade, além disso o espaço conta com a presença de técnicos da Cooperar, que vai indicar técnicas como cuidar do desenvolvimento do alimento. 

E o quiosque da Praça vai acolher os Espaços 5, sendo a biblioteca Ana Primavesi, para que os munícipes possam ter acesso ao acervo de livros de uma das precursoras da agroecologia no Brasil e que dá nome a biblioteca. Neste espaço também se destina a orientação técnica para Controle Biológico, a partir das experiências realizadas nas Unidades de Produção Manu Manuela e Fazenda Joaquín Piñero. 

Sobre a Palestra Principal – Sementes Crioulas

Neste Sábado Agroecológico, o tema Sementes Crioulas. E teremos como mediadora a Engenheira Agrônoma Joana Duboc, da COOPERAR, e como palestrante Maritania Andretta Risso (Mestre em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe pela UNESP), que também é Artista das Sementes, pois trabalha a recuperação das sementes crioulas pela arte, e tem se tornado uma ferramenta na multiplicação das sementes crioulas. 

Ficou curioso/curiosa, se inscreva, participe e compreenda por que é importante preservar as sementes crioulas? O que tem haver as sementes crioulas, agroecológicas com soberania e segurança alimentar? E você sabe da importância de um banco de sementes, para agricultura agroecológica? Já ouviu falar de sementes modificadas, ou de transgênico? são algumas questões que iremos abordar. 

Traga também suas memórias, sementes são alimentos, recorde de alguns que eram usados na sua alimentação, e que não encontra mais. Já se perguntou motivo, ou nunca tinha se perguntado sobre isso? 

Como participar do 2º Sábado Agroecológico

As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (WhatsApp) 21 97997-3731. Envie uma mensagem e recebera confirmação por mensagem de Texto. No dia do evento, havendo vagas, também realizaremos inscrições. 

Calendário das próximas edições 

O Sábado Agroecológico, está previsto para acontecer das 9:30 às 11:30 horas, todo primeiro sábado mês. Veja as temáticas que serão abordadas, já marque na sua agenda, e venha vivenciar conosco deste espaço de construção do conhecimento agroecológico. 

Quer saber como foi a primeira Edição que aconteceu em Julho, confira no Instagram e na sessão de Notícias aqui no site da Cooperar.

Deixe o seu comentário sobre o tema do Sábado Agroecológico – Semente Crioula, e para acompanhar as novidades acesse o site ou nos siga no Instagram @agroecologia_marica.

Um comentário

  1. Marcelo Fernandes Rocha,
    Estudante de gestão ambiental,
    Minha meta é trabalhar na área de extensão rural e agricultura familiar,
    Foi muito gratificante poder participar da palestra sobre” sementes crioulas ” parabéns aos realizadores do evento, gostaria de estar acompanhando o vosso trabalho, meu sap, 21996468866.

Deixar uma resposta