Sábado Agroecológico – Troca de saberes na Praça de Araçatiba

Cooperar e SECAPP realizam evento de educação em agroecologia aberto para a população de Maricá

Cooperar e SECAPP realizam evento de educação em agroecologia aberto para a população de Maricá

JOSIMARA FERREIRA TEODORO

Imagem do evento Sábado Agroecológico. Tenda central com o tema “O que é Agroecologia”, com a Engenheira Agrônoma da Cooperar, Joana Duboc.

No sábado, dia 03 de julho de 2021, aconteceu na Praça Emilton Santos, em Araçatiba a primeira edição do Sábado Agroecológico, uma ação prevista no Termo de Colaboração Técnica 018/2020, celebrado entre a Cooperar e a Prefeitura de Maricá, via Secretaria de Agricultura (SECAPP), com o propósito de socializar conhecimentos sobre o tema agroecologia. A previsão é de que o evento ocorra todo primeiro sábado de cada mês, sendo previsto, desta forma, seis atividades ao longo de 2021.

Rodas de conversas e palestras sobre práticas e manejo agroecológico, controle biológico, entrega de mudas e sementes diversas, são algumas das atividades que a comunidade de Maricá encontrará no Sábado Agroecológico. Todas as tendas contam com a presença da equipe de campo da Cooperar, sendo este um espaço para tirar dúvidas, dialogar, trocar ou mesmo conhecer sobre o tema e ainda sobre os projetos desenvolvidos pela Cooperar em parceria com a SECAPP.

Como participar dos próximos Sábados Agroecológico?

O evento conta com inscrições prévias para um controle necessário do número de participantes por conta da pandemia, cada tenda terá um número limitado de acesso, o uso de máscara é indispensável para a participação e será disponibilizado álcool 70%.

O acesso ao evento é gratuito e dedicado a toda população de Maricá, terá início sempre às 09:30h da manhã de sábado, uma vez ao mês, e propõe 2 horas de muita troca de saberes e experiências com o público participante. 

DataProposta de Temática Central
03 de julhoNoções básicas de agroecologia 
07 de agostoSementes Crioulas 
04 de setembroProdução livre de agrotóxicos 
02 de outubroSegurança Alimentar e Nutricional (SAN) 
06 de novembroDiferentes sistemas de produção agroecológica 
04 de dezembroCompostagem
DataTemáticas Fixas 


Todos os encontros

Plantio de sementes e cultivos específicos;Controle biológico e manejo dos cultivos;Produção de mudas e sementes agroecológicas;Entrega de sementes e mudas variadas conforme disponibilidade;Espaço com os livros temáticos sobre a Agroecologia, disponível no local para divulgação e consulta.

Acompanhe pelo Calendário, e fique atento ao período de abertura de inscrições nas redes sociais da Cooperar e da Prefeitura de Maricá. Você também pode entrar em contato para tirar dúvidas e realizar inscrição através do número de WhatsApp (21) 97997-3731.

Primeira edição foi um sucesso 

O Sábado Agroecológico na Praça de Araçatiba teve em sua primeira edição, além das tendas informativas a distribuição de mudas diversas como alface, beterraba, cebolinha, rama de aipim, entre outras, e uma roda de diálogo, conduzida pela Engenheira Agrônoma da Cooperar, Joana Duboc Bastos, com o tema central e introdutório “O que é Agroecologia” falando sobre os princípios e conceitos de uma produção agroecológica e suas subjetividades. 

Criar espaços educativos e de diálogo direto com a população é de extrema importância para ampliar a rede de conhecimentos e práticas sobre agroecologia. 

O primeiro encontro contou com uma participação de cerca de 100 pessoas no total, durante toda a manhã do sábado (03/07), que puderam conhecer um pouco mais e dialogar sobre uma “forma de produção justa e equilibrada, que respeita a natureza e as pessoas”, disse Bianca Santana, Engenheira Agrônoma da Cooperar, responsável pela equipe de campo. 

Para acompanhar as novidades acesse o site e nos siga no Instagram @agroecologia_marica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *