Alimentos Sem Agrotóxicos são distribuídos as instituições de interesse social de Maricá

Movimento MOVIDADE que acolhe Mulheres vítimas de violências domésticas estão entre as instituições beneficiadas

Movimento MOVIDADE que acolhe Mulheres vítimas de violências domésticas estão entre as instituições beneficiadas

Iranilde de Oliveira Silva

O Movimento Democrático Afrodescendente pela Igualdade e Equidade Racial- Associação – MOVIDADE, é uma organização nacional com sede no Município de Maricá, é uma entidade que luta pelos Direitos Humanos e União dos POVOS contra o preconceito e discriminação racial.

A atuação no Município de Maricá também se dá com o acolhimento às famílias em vulnerabilidade social, desempregados, idosos, pessoas com deficiência (PCD), e mulheres que já foram ou ainda são vítimas de violência doméstica. Ao total acolhem 25 famílias. O MOVIDA tem um setor de Segurança Alimentar, que é a coordenadora Ivanir Ribeiro (diretora estadual do DH do Movidades), e é PCD.

E neste mês de junho a organização foi inserida nas instituições de interesse social que são beneficiadas pelos alimentos produzidos nas Unidades de Produção Agroecológicas Fazenda Pública Joaquín Piñero e Manu Manuela. A produção e a distribuição dos alimentos fazem parte do Termo de Colaboração 018/2020 com a Prefeitura de Maricá, via a Secretaria de Agricultura (SECAPP).

Violência Doméstica é Tema de Audiência Pública em Maricá

O MOVIDADE faz parte do Levante Feminista Contra o Feminicídio lançado no mês de março, a campanha “Nem Pense em Me Matar – Quem mata uma mulher mata a humanidade” tem um núcleo sendo estruturado em Maricá por movimentos de mulheres, e LGBTQIA+.

E por demandas deste núcleo a Vereadora Andréa Cunha já realizou duas sessões públicas (17, 24) e encerrará dia 30 de junho das 14 às 17 horas, sendo transmitida pelo facebook da câmara municipal. O tema em debate na sociedade é reflexo do aumento de 40% de violência doméstica notificadas neste período da Pandemia no Brasil, em Maricá em 2020 foram registrados 990.

Além das organizações sociais, o município conta com a Casa da Mulher criada em 2009 para acolher mulheres que sofrem violências desde físicas, psicológicas, morais, patrimoniais, institucionais e sexuais. As denúncias podem ser realizadas pela Central de Atendimento à Mulher, disque 180.

Fortaleça as Campanhas do MOVIDADE

Campanha em que recolhem tampinhas de garrafa pet, para conseguir em troca cadeira de roda, e ainda outra ação que consiste em recebem doações de caixas Tetra Park, para produção de manta para população em situação de rua. E estão iniciando em Itaboraí formação para Mulheres, com capacitação na construção civil, para geração de trabalho e renda.

Doe Tampinhas e Caixas Tetra Park, veja como nas redes Sociais da organização MOVIDADE

Veja fotos entrega de alimentos agroecológicos ao MOVIDADE:

Para acompanhar as novidades acesse o site ou nos siga no instagram @agroecologia_marica

Um comentário

  1. Nós do MOVIDADE Estamos muito felizes com esta IMPORTANTE parceria para o nosso projeto de Segurança Alimentar e Nutricional. A associação foi fundada em 06 de Maio de 2016, mas só agora que estamos conseguindo legalizar e ter nosso CNPJ para ampliarmos a noss rede de parceiros e apoios.
    Muito agradecida ao COOPERAR e as companheiras Eró e Camila que nos receberam com todo carinho e respeito.
    Nosso e-mail para quem quiser nos contatar para as doações das tampinhas; caixas de leite e/ou sucos vazias; ou ainda quiser colaborar com a doação de cesta básica: movidademarica2016@gmail.com

    Afrobeijos

    Aduni Benton
    Diretora Nacional de Finanças
    Coordenadora Política
    MOVIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *