Hora da colheita no Parque Céu Aberto – Parque Nanci, Maricá-RJ

Primeira colheita do ano será realizada nessa próxima sexta-feira 25 de junho

Luiza Alves

A primeira colheita neste ano no Parque Céu Aberto será realizada no Parque Nanci, dia 25 de junho, sexta- feira a partir de 12h. As Praças Agroecológicas são ferramentas, e estímulos para que as pessoas conheçam a prática agroecológica e que produzam seus próprios alimentos.

Espaços urbanos produzindo alimentos saudáveis sem uso de agrotóxicos auxilia na perspectiva de avançar na soberania alimentar e garantir a segurança alimentar a população. A atividade é uma meta do Termo de Colaboração Técnica nº 018/2020, Termo 01 de prorrogação, celebrado entre a Cooperar e Prefeitura de Maricá, via SECAPP.

A horta no Parque Nanci foi inaugurada no ano de 2020 e teve a sua renovação nesse ano, que tem por objetivo retrata os ciclos fazendo com que a horta sustentável permaneça ao longo do tempo sempre ajustando as necessidades do momento, não é apenas plantar, mas também cuidar da terra fazendo bom uso da mesma.

Alimentos da colheita

Estarão sendo colhidas e distribuídas as hortaliças:
– Mostarda
– Rúcula
– Rabanete
– Alface crespa

Para retirar a sua hortaliça é importante acima de tudo está usando máscara e ter todos os cuidados com o covid-19, usar álcool em gel antes e depois de receber o seu alimento, pois ainda estamos no enfrentamento da pandemia. Além disso é importante levar uma bolsa de preferência ecológica, para que possa levar as hortaliças para casa, assim você também ajuda ao meio ambiente e para que a horta possa se renovar mais uma vez.

Sobre o processo de higienização dos alimentos ao chegar em casa, primeiro passo é remover as folhas externas ou danificadas, separá-las uma a uma, lavá-las com água tratada abundante, e deixá-las em imersão, por 15 minutos, em uma solução de água sanitária (uma colher de sopa diluída em um litro de água) e depois lavá-las com água tratada corrente novamente.

ATENÇÃO: Não usar água sanitária com outras substâncias na sua composição, pois podem ser tóxicas para o organismo humano.

Veja fotos do Parque Nanci:

Parque Nanci

Canteiro Alface Crespa

Parque Nanci

Para acompanhar as novidades acesse o site ou nos siga no instagram @agroecologia_marica

Um comentário

  1. É de extrema importância essa iniciativa de incentivar a população, não só produzir seu alimento saudável, como também mostrar que é possível projetos como esses de mãos dadas com a sustentabilidade e saúde da população. Parabéns e bem vindo mais iniciativas e projetos como esses para nosso Município. Com apoio é possível chegar ao resultado de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *