Primeira Edição do “Sábado Agroecológico” será realizado dia 03 de julho, na Praça Agroecológica em Araçatiba

COOPERAR e SECAPP organizam “Sábado Agroecológico” uma ação pedagógica com palestras, com informações técnicas e distribuição de sementes e mudas

Iranilde de Oliveira Silva

A Primeira Edição do “Sábado Agroecológico” será realizado na Praça Agroecológica Emilton Santos em Araçatiba, dia 03 de julho, aberto à população de Maricá. E tem como tema Noções básicas de Agroecologia. A atividade é uma meta do Termo de Colaboração Técnica nº 018/2020, Termo 01 de prorrogação, celebrado entre a Cooperar e Prefeitura de Maricá, via SECAPP.

O município de Maricá tem se destacado pela produção de alimentos agroecológicos em terras públicas, a exemplo das unidades de produção agroecológica Manu Manuela e da Fazenda Joaquín Piñero, ambos espaços experimentais, que no cotidiano traduz para os agricultores urbanos e rurais sob o olhar da técnica, e da construção do conhecimento de que é possível produzir agroecologia em espaços pequenos, que podem ser um quintal, sitio, lajes e vasos.

As Unidades e as Praças Agroecológicas, são ferramentas, e estímulos para que as pessoas possam produzir seus alimentos. São passos importantes na perspectiva de avançar na soberania alimentar, e garantir a segurança alimentar da população.

E para ampliar em conceitos e práticas agroecológicas que o “Sábado Agroecológico” está planejado para acontecer no primeiro sábado do mês, até dezembro. Confira calendário proposto no quadro abaixo.

A atividade será presencial, e para respeitar as normas sanitárias, a Praça Agroecológica Emilton Santos receberá tendas temáticas, conforme demonstra o croqui abaixo.  E no Quiosque da praça será a palestra abordando o tema central da atividade.

Como participar?

Como estamos em meio a uma pandemia, o número de participantes será limitado em 25 pessoas a cada rodada de visitas. Entre em contato pelo WhastApp (21) 97997-3731, para realizar sua inscrição, e orientação de horários.

O Sábado Agroecológico, está previsto para acontecer das 9:30 às 11:30 horas.

Toda equipe da Cooperar e da SECAPP, estão preparando um espaço que possibilite manter os cuidados sanitários, e que seja acolhedor. Então você morador de Maricá participe, ao final você poder levar mudas e sementes e iniciar uma transformação na sua unidade de produção familiar, em seu quintal, jardim e vasos, produzindo alimentos, ervas aromáticas, PANC’s que farão parte do seu alimento no dia –a – dia.

E lembre-se ao sair de casa, use mascará!

Para acompanhar as novidades acesse o site ou nos siga no instagram @agroecologia_marica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *