Iranilde de Oliveira Silva
No dia Internacional de Luta das Mulheres (08/03), aconteceu a inauguração da biblioteca em praça pública. Ela recebeu nome de Ana Primavesi, em homenagem a pioneira da Agroecologia no Brasil.
A biblioteca fica no quiosque da Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba, Maricá. É um espaço de socialização, mesmo em tempos de pandemia. As praças são refúgios para encontros de lazer, caminhadas, realizar exercícios ao ar livre. E nesta praça em especial, a população tem acesso à alimentos agroecológicos e podem consultar livros que abordam diversos temas relacionados a agroecologia.
Conheça alguns dos Exemplares da Biblioteca:
1- Manual do Solo Vivo;
2- Sistema de Plantio direto de Hortaliças;
3- Manejo ecológico de Pragas e doenças;
4- Manejo Ecológico de pastagens em regiões tropicais e subtropicais;
5- Agroecologia na Educação básica;
6- Conhecimento popular de plantas medicinais do extremo sul da Bahia;
7- A Biocenose do solo na produção vegetal e deficiências minerais em culturas;
8- Algumas plantas indicadoras: como reconhecer os problemas de um solo.
A biblioteca é um espaço para a população, os livros são da Série Ana Primavesi da coleção Agroecologia, da Editora Expressão Popular. Saiba mais sobre a Série no site https://www.expressaopopular.com.br/loja/livros/
Em conjunto com a inauguração da praça, aconteceu Espaço de Diálogos e Trocas de Saberes Agroecológicos com as técnicas do cooperar e com munícipes que passavam pela praça. Assim como Exposição de Sementes Crioulas, e distribuição de mudas de plantas aromáticas.
A atividade contou com a participação de funcionárias da SECAPP, membros da Rede de Agroecológica de Maricá, e demais moradores, possibilitando diálogos e trocas de saberes.
Sobre o funcionamento da Biblioteca
A biblioteca fica localizada no Quiosque da Praça Agroecológica Emilton Santos, e funciona de 09 as 16 horas (intervalor de almoço de 12 às 13 h). Aos interessados em realizar consultas, leituras, e para auxiliar há dois funcionários da Cooperar que atuam na praça, e com condições de dar essa atenção ao leitor. Não há como trabalhar com sistema de empréstimo.
As visitações seguem as orientações das instituições de saúde para prevenção ao covid-19, uso de máscara, e há álcool 70% disponível no local. Além de seguir as bandeiras de funcionamento determinadas pela Prefeitura Municipal de Maricá.
A Biblioteca Ana Primavesi faz parte das ações e divulgação do Termo de Colaboração Técnica n○ 0018/20, realizado em Parceria com a Prefeitura de Maricá, via SECAPP.
Para acompanhar mais informações sobre funcionamento, tirar dúvidas, novidades acesse o site ou nos siga no instagram @agroecologia_marica.