Maricá

Capacitação EAD em agroecologia

Video aulas disponíveis e material didático

Apresentação

Este curso está sendo desenvolvido pela COOPERAR em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá. Com financiamento proveniente do Termo de colaboração Técnica nº 0018/2020.
É investimento público para que os agricultores/agricultoras rurais, urbanas, e todos os moradores de Maricá que tenham interesse na formação e informação acerca da produção de alimentos com princípios agroecológicos, na perspectiva de garantir segurança alimentar e avançar na construção da soberania alimentar.

Objetivo do Curso

Possibilitar o acesso a conhecimentos básicos para produção de alimentos com princípios agroecológicos na perspectiva urbana e rural. Assim como promover a melhoria da qualidade de vida, segurança e soberania alimentar.

Metodologia do Curso

O curso terá como carga horária total 40 horas, sendo divididos em 5 Módulos de 8 horas cada, ainda um intercambio de experiência nas unidades, Manu Manuela e Fazenda Ibiaci, para os 100 primeiros inscritos da cidade de Maricá- RJ. Atividade será dividida em turnos e grupos de até 5 pessoas por questões de segurança sanitária.

Os cem primeiros inscritos do município irão receber kits com sementes agroecológicas, livros de agroecologia e adubo orgânico. A construção interdisciplinar da estrutura do curso, possibilitar que possam reforçar os conhecimentos a cada sessão assistida. Devido à Pandemia provocada pelo Covid-19, ele será totalmente virtual. Para tal pensamos em utilizar uma plataforma de simples acesso.

Módulos

Módulo l
Oficina de compostos orgânicos e biofertilizantes

Um dos grandes desafios na produção agroecológica são os insumos, e compostos orgânicos para contribuir com o equilíbrio da biodiversidade da sua plantação, seja ela em uma horta, ou em um vaso.
Neste módulo aprenderá o que é um composto orgânico, o que são biofetilizantes, assim como as formas corretas de utilização em seu cultivo. E assim tornará seu cultivo livre do uso de compostos químicos, conhecidos como agrotóxicos. A natureza e sua saúde irão agradecer por esta opção! Fica a dica.

Módulo II 
Produção de mudas e sementes de olerículas

Você já ouviu falar de semente crioula? Semente transgênica? Sabe de onde vem a semente que usa em sua horta? Se tem dúvidas, ou deseja conhecer, ou relembrar, esse módulo vai abordar além dos conceitos e da importância da utilização de sementes e mudas agroecológicas na produção dos alimentos, mas também sobre orientações básicas para que possam fazer a produção em casa, na sua horta. Proporcionando uma diversidade, e equilíbrio ao seu sistema de produção.
 

Módulo Ill
Construção de Hortas Orgânicas na Perspectiva Urbana e Periurbana

Já imaginou produzir seu próprio alimento? E colher sua salada da sua horta? Ou você pensa que não ter espaço para isso? Nesse módulo você vai aprender sobre como implantar uma horta, e descubra as mais variadas possibilidades de produzir seu alimento seja na cidade ou no campo.
O modulo também vai abordar sobre as culturas mais apropriadas, os ciclos, e os cuidados até a colheita, tudo levando em consideração os princípios da produção agroecológica.
 

Módulo lV
Saúde dos cultivos, plantas medicinais e fitoterapia

Nesse módulo abordaremos as principais formas de cuidar da saúde dos seus cultivos, que passa pelo cuidado do solo, da água, e de ter uma diversidade de plantas para manter o seu agroecossistema equilibrado.
Neste cuidado com o cultivo, as plantas medicinais cumprem um papel importante tanto na sua horta, mas também no cuidado da sua saúde. Assim como abordaremos sobre os conceitos e princípios para utilização de Fitoterápicos.
 

Módulo V
Formação básica em português, matemática operacional, conceitos de logística e finanças. Plano de viabilidade econômica

Estabelecer preços e valores aos alimentos que serão comercializados, é um desafio. Este módulo se dedica a resgatar a partir de nossos conhecimentos de Matemática e Português a construir mecanismos de estabelecer custos de produção, e desta forma perceber a viabilidade econômica do seu sistema de produção.
Entenda o que são circuitos curtos de comercialização para organizar a sua logística, e como chegar a um grupo de consumidores locais e as feiras. As estratégias de comunicação que podem auxiliar na comercialização do excedente da sua horta, e outros produtos alimentícios.

Para saber mais:

Link de livros:

Biblioteca ECOAGRI: Biblioteca gratuita agroecológica
http://www.ecoagri.com.br/biblioteca-categoria/

Agroflorestando o mundo de facão a trator (vários autores)
https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1935293/mod_resource/content/1/agroflorestando-omundo.pdf

Homem e Natureza Cultura na Agricultura de Ernst Götsch
http://www.agrisustentavel.com/doc/ebooks/natureza.pdf

O Renascer da Natureza de Ernst Götsch
http://www.ecoagri.com.br/sdm_downloads/o-renascer-da-agricultura-ernest-gotsch/

Paisagem, Espaço e Sustentabilidades: uma perspectiva multidimensional da geografia, de João Rua
http://www.editora.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=110&sid=3

Programa PAIS – Programa Agroecológico Integrado Sustentável
https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/622CBB8598A2EB538325764000649C2F/$File/NT0004294A.pdf

Agroecologia: Alguns conceitos e princípios, de Francisco Roberto Caporal e José Antônio Costabeber
https://www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/Agroecologia-Conceitoseprincipios.pdf

Embrapa: Recomendações técnicas para o cultivo de hortaliças na agricultura familiar
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/781607/recomendacoes-tecnicas-para-o-cultivo-de-hortalicas-em-agricultura-familiar

CATÁLOGO brasileiro de hortaliças: saiba como plantar e aproveitar 50 das espécies mais comercializadas no país.
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/887213/catalogo-brasileiro-de-hortalicas-saiba-como-plantar-e-aproveitar-50-das-especies-mais-comercializadas-no-pais

Manual De Precificação De Objetos Artesanais: Que Preço Eu Boto?
https://ebooks.ufca.edu.br/catalogo/manual-de-precificacao-de-objetos-artesanais-que-preco-e u-boto/

Vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=cjEF0LUWXiE