Maricá

Capacitação EAD em agroecologia

Video aulas disponíveis e material didático

Apresentação

Este curso é desenvolvido pela COOPERAR em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá. Com financiamento proveniente do Termo de colaboração Técnica nº 0018/2020.
Estamos diante de investimento público para que todos os interessados nos temas abordados possam ter acesso ao conteúdo ofertado.

Neste material os agricultores e agricultoras do município, bem como todos os moradores de Maricá que tenham interesse na formação e informação acerca da produção de alimentos limpos, podem ter contato com abordagens e princípios agroecológicos, na perspectiva de garantir segurança alimentar e avançar na construção da soberania alimentar.

Objetivo do Curso

Este curso busca possibilitar o acesso a conhecimentos básicos para produção de alimentos com princípios agroecológicos na perspectiva urbana e rural. Assim como promover a melhoria da qualidade de vida, segurança e soberania alimentar.nia alimentar.

Metodologia do Curso

O curso possui carga horária total 40 horas, sendo divididos em 5 Módulos de 8 horas cada. Como atividade potencializadora dos conceitos, ainda contamos com intercâmbios de experiência nas unidades de produção agroecológica na horta comunitária do bairro Manu Manuela e na Fazenda pública Joaquim Piñero, que fica no bairro espraiado.

As vagas são disponibilizadas prioritariamente aos munícipes (100 vagas), as remanescentes (100) são disponibilizadas aos demais interessados na formação.

A construção integradora da estrutura do curso, direciona o cursista para possíveis interações de conceitos que possam reforçar os conhecimentos a cada sessão assistida.

Todos os temas abordados nesta formação são frutos de solicitações efetuadas por formandos do curso anterior que preencheram um formulário de pesquisa de satisfação.

Módulos

Módulo l: Introdução a Agroecologia

Um módulo de estruturação e análise das questões sobre a base conceitual, os princípios e práticas ecológicas básicas, culturalmente sensíveis, socialmente justas e economicamente viáveis para realizar a produção agroecológica em busca da soberania e segurança alimentar.

Módulo II: SAF – Sistemas Agroflorestais

Este módulo busca proporcionar o aprendizado sobre sistemas agroflorestais ampliando a compreensão sobre a pluralidade de produção, com a inclusão das espécies arbóreas no sistema, capazes de oferecer variadas matérias primas e serviços ecossistêmicos.
 

Módulo Ill: Plantas medicinais e sua utilização na saúde e Fitocosméticos

Módulo de troca de saberes sobre o uso de plantas consideradas medicinais. Momento de formação e auto formação dentro de uma rotina cotidiana, exaltando a importância da atenção primária à saúde, com a finalidade de aumentar os recursos terapêuticos, valorizar saberes populares e preservar a biodiversidade.
 

Módulo lV: Saúde Alimentar, Aproveitamento e Beneficiamento artesanal de alimentos

O objetivo deste Módulo é incrementar caminhos para aprofundar a compreensão da relação entre saúde e alimentação, aprender novas formas de utilização dos alimentos, beneficiamento e aproveitamento integral desses alimentos, dentro de um quintal produtivo.
 

Módulo V: Meliponicultura – abelhas nativas sem ferrão

Um Módulo que visa integrar conhecimentos sobre as funções essenciais das abelhas nativas no ecossistema, sua importância na produção de alimentos como um todo. E ainda, disseminar os múltiplos itens com finalidades medicinais ao uso humano provenientes deste grupo, sendo uma ótima opção para a geração de renda familiar.

Para saber mais:

Link de livros:

Biblioteca ECOAGRI: Biblioteca gratuita agroecológica
http://www.ecoagri.com.br/biblioteca-categoria/

Agroflorestando o mundo de facão a trator (vários autores)
https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1935293/mod_resource/content/1/agroflorestando-omundo.pdf

Homem e Natureza Cultura na Agricultura de Ernst Götsch
http://www.agrisustentavel.com/doc/ebooks/natureza.pdf

O Renascer da Natureza de Ernst Götsch
http://www.ecoagri.com.br/sdm_downloads/o-renascer-da-agricultura-ernest-gotsch/

Paisagem, Espaço e Sustentabilidades: uma perspectiva multidimensional da geografia, de João Rua
http://www.editora.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=110&sid=3

Programa PAIS – Programa Agroecológico Integrado Sustentável
https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/622CBB8598A2EB538325764000649C2F/$File/NT0004294A.pdf

Agroecologia: Alguns conceitos e princípios, de Francisco Roberto Caporal e José Antônio Costabeber
https://www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/Agroecologia-Conceitoseprincipios.pdf

Embrapa: Recomendações técnicas para o cultivo de hortaliças na agricultura familiar
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/781607/recomendacoes-tecnicas-para-o-cultivo-de-hortalicas-em-agricultura-familiar

CATÁLOGO brasileiro de hortaliças: saiba como plantar e aproveitar 50 das espécies mais comercializadas no país.
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/887213/catalogo-brasileiro-de-hortalicas-saiba-como-plantar-e-aproveitar-50-das-especies-mais-comercializadas-no-pais

Manual De Precificação De Objetos Artesanais: Que Preço Eu Boto?
https://ebooks.ufca.edu.br/catalogo/manual-de-precificacao-de-objetos-artesanais-que-preco-e u-boto/

Vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=cjEF0LUWXiE