Sobre o Projeto Maricá

Histórico de atuação no município

A relação da Cooperar com o município de Maricá – RJ teve início em 2016, por meio da celebração do convênio nº 12/2016 firmado entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, da Prefeitura Municipal de Maricá, RJ,  que tinha como objetivo principal a implantação de uma Unidade de Produção Agroecológica, realização de formação, capacitação e intercâmbios de experiências com foco no desenvolvimento da produção de alimentos agroecológicos.

A partir da experiência exitosa, esse  Termo teve três aditivos, além do Termo de colaboração nº 18/2020 com vigência até 2021.

Além disso, a cooperar elaborou  o Plano de Desenvolvimento da Comuna Agroecológica de Maricá (PDCA) em 2019  e firmou um convênio com a Prefeitura para  Concessão de Estágio de Formação Acadêmica (2019-2020) para estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFS), ainda em andamento.

As ações desenvolvidas impulsionaram o diálogo acerca da agroecologia e da segurança e soberania alimentar no município de Maricá.

Trabalhos desenvolvidos
  • Convênio n° 12/2016 – Unidade de produção agroecológica

A partir da experiência exitosa que abrange a manutenção da unidade de produção Manu Manuela, assim como a ampliação através da celebração de Termos aditivos: primeiro entre 2018 e 2019, o Segundo em 2019 e o Terceiro entre 2019 e 2020.

O desenvolvimento do projeto possibilitou a produção de alimentos agroecológicos diversificados e saudáveis que em média somam 500 caixas/mês durante o outono e 200 caixas/mês durante a primavera verão de hortaliças. Também foram realizadas as seguintes atividades:

· 08 Capacitações em agroecologia: 01 em sistemas de irrigação e produção de mudas; 01 Oficina para coleta e amostra do solo; 03 cursos (Gestão em empreendimentos, Mercado institucional com foco no PNAE, Produção e armazenamento de sementes); 01 Oficina de semente crioula; 01 Palestra na empresa Tecnipar Ambiental sobre biodigestor; 01 sobre quintais produtivos. Cada Capacitação teve em média cerca de 30 participantes.

· 02 Intercâmbios: 01 Projeto de Assentamento Sustentável com base nos princípios da agroecologia em Ribeirão Preto/SP; O1 em Produtores Agroecológicos/Orgânicos da região serrana do estado do Rio de Janeiro. Cada intercâmbio contou com a participação de 30 agricultores.

· 31 Oficinas nas escolas: Foram realizadas 31 oficinas sobre plantio, colheita e a importância de se consumir alimentos sem uso de agrotóxicos, em escolas municipais.

Produtividade mensal

Ao término da vigência do terceiro Termo aditivo, a cooperar submeteu um Plano de Trabalho para a Manutenção e Expansão da Unidade de Produção Agroecológica, localizada no município de Maricá, Rio de Janeiro. Visando a Manutenção e Expansão da Unidade de Produção Agroecológica, bem como o desenvolvimento de processos de formação, capacitação e trocas de experiências voltadas para os produtores locais em agroecologia, além da disseminação dos conceitos da agroecologia junto a sociedade.

  • PDCA – Elaboração do Plano de Desenvolvimento da Comuna Agroecológica de Maricá (2019-2020 – em Apostilamento)

A Cooperar construiu o PDCA através do contrato firmado entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR e a COOPERAR sob número 30/2019, que teve por objetivo a Elaboração do Plano de Desenvolvimento da Comuna Agroecológica (PDCA), organizado em três fases intercomplementares sendo a)realização socioeconômica, cultural e ambiental do entorno e município de Maricá, b) diagnósticos do projeto de assentamento e c) Apresentação do Plano de Ação e Programas de Desenvolvimento Sustentável da Comuna Agroecológica.

O contrato firmado previa seis meses para execução do objeto, no entanto, devido há ajustes de prazos necessários, realizou-se o Apostilamento nº 06/2010, ampliando a vigência do contrato nos aspectos administrativos.

Termo de Convênio para Concessão de Estágio de Formação Acadêmica. (2019-2020 – em vigência)

A participação em Programa de Estágio Acadêmico entre Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a COOPERAR se dá por meio do Termo de Convênio a concessão de Estágio de formação acadêmica, profissional e/ou sociocultural aos estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva nos Cursos de Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS para desenvolver atividades teórico-práticas vinculadas à sua área de formação.

A participação da Cooperativa neste nível de programa se dá pelo reconhecimento das ações desenvolvidas no campo da pesquisa, da teoria e da prática na agroecologia.