O projeto

O Termo de Colaboração vigente  n°18/2020 celebrado entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá (SECAPP) e a COOPERAR,  vigente a partir da data de publicação do Diário Oficial[1]tem como objeto a manutenção e Expansão da Unidade de Produção Agroecológica, localizada no município de Maricá, bem como o desenvolvimento de processos de formação, capacitação e trocas de experiências voltadas para os produtores locais em agroecologia, além da disseminação dos conceitos da agroecologia junto a sociedade. Conforme previsto no Edital 0026228/2019. O projeto visa  atender a um público cerca de 200 munícipes de Maricá, sendo produtores locais, instituições públicas como hospitais, escolas e espaços de acolhimento.

Objetivo

Apresentar e praticar a agroecologia para fomentar a produção de alimentos saudáveis, melhorar a segurança alimentar e a saúde, podendo também contribuir para a geração de renda no território, favorecendo a dinamização da economia local.

Objetivos específicos

Implantar sistemas agroecológicos de produção, monitorar e aprimorar constantemente os sistemas produtivos, ser uma referência de produção agroecológica no município; proporcionar espaços de capacitação para a população sobre os temas inerentes a agroecologia, fornecendo elementos base ao desenvolvimento e aplicabilidade desse tipo de sistema produtivo nos espaços disponíveis, sejam eles individuais e/ou coletivos; Resgatar e valorizar a cultura agroalimentar presente na memória dos munícipes de Maricá; Fornecer alimentos para Escolas municipais e unidades sócio-assistenciais. 

Para isso, além de produzir alimentos agroecológicos, serão realizadas capacitações e intercâmbios  junto aos munícipes sobre temas inerentes a agroecologia,  a fim de promover espaço de ação e reflexão mostrando a viabilidade e diversas formas  de realizar a transição para sistemas agroecológicos de produção, alinhados às especificidades de cada local.

A manutenção é a da Unidade Manu Manuela, pois a Cooperar atua na área desde 2017,  de acordo com o previsto no termo convênio número 12/2016 – denominado Unidade de Produção Agroecológica. A expansão da unidade de produção ocorre em área demarcada na Fazenda Pública Joaquín Piñero, cuja gerência é da prefeitura.

[1] Publicado no JOM 1029 de 17 de fevereiro 2020.