Apresentação

Essa é a 2ª edição do curso de Capacitação em Agroecologia que está sendo desenvolvido pela COOPERAR em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá. Com financiamento proveniente do Termo de colaboração Técnica nº 0018/2020.

A primeira edição ocorreu no ano de 2020 até o início de 2021, e teve grande aderência. Nesta 2ª edição foram estruturados novos módulos levando em consideração os principais interesses e necessidades colhidas durante a participação das/os munícipes no primeiro curso, sendo uma construção coletiva, participativa e integrada aos interesses dos cidadãos de Maricá, potencializando ainda mais a intervenção prática no território.

Esse é um investimento público para que os agricultores/agricultoras rurais, urbanas, e todos os moradores de Maricá que tenham interesse na formação e informação acerca da produção de alimentos com princípios agroecológicos, na perspectiva de garantir segurança alimentar e no avanço da construção da soberania alimentar tenham acesso a um conteúdo de qualidade, estruturado e certificado.

Objetivo do Curso

Possibilitar o acesso a conhecimentos básicos para produção de alimentos com princípios agroecológicos na perspectiva urbana e rural. Assim como promover a melhoria da qualidade de vida, segurança e soberania alimentar.

Metodologia do Curso

O curso terá como carga horária total 40 horas, sendo divididos em 5 Módulos de 8 horas cada, ofertadas de forma ao vivo das 19:00 ás 21:00, com cada tema sendo abordado em uma semana. Haverá ainda um intercâmbio de experiência nas unidades, Manu Manuela e Fazenda Pública Joaquín Piñero, para os 100 primeiros inscritos da cidade de Maricá- RJ. A atividade será dividida em turnos e grupos reduzidos por questões de segurança sanitária.

Os cem primeiros inscritos do município de Maricá irão receber kits de incentivo ao plantio com sementes agroecológicas, livros de agroecologia, alimento agroecológico e adubo orgânico. A construção interdisciplinar da estrutura do curso, possibilita que possam reforçar os conhecimentos a cada sessão assistida. Devido à pandemia provocada pelo Covid-19, ele será totalmente virtual. Para tal pensamos em utilizar uma plataforma de simples acesso.

Módulos

Módulo l
Introdução a Agroecologia

Ao abordar a agroecologia é necessário afirmar que se trata de uma ciência de princípios ecológicos básicos, que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis. Esse tema será introduzido com diálogo sobre os amplos aspectos da agroecologia como produção ecológica e sustentável. 

Os objetivos desse módulo é tirar duvidas sobre agroecologia e como ela se constrói, trazer exemplos de modelos de produção agroecológica diversos, além das práticas de manejo e controle biológico. Reforçando assim a importância da agroecologia para a sociedade em busca da soberania alimentar e segurança alimentar.

Módulo ll
SAF Sistemas Agroflorestais

Os SAF’s (Sistemas Agroflorestais) podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas, pois são análogos aos ecossistemas naturais, em que árvores exóticas ou nativas são consorciadas com culturas agrícolas.

Esse módulo tem por objetivo o aprendizado sobre sistemas agroflorestais ampliando assim as possibilidade da agricultura familiar trazendo a pluralidade de produção, além de oferecer subsídios para que a/o participante possa desenvolver um projeto de SAF.

Módulo lll
Plantas medicinais e sua utilização na saúde e Fito-cosméticos

Aprender sobre o uso de plantas medicinais, fitoterapia e/ou fito-cosméticos é exaltar a importância da atenção primária à saúde e vem
com a finalidade de aumentar os recursos terapêuticos, valorizar saberes populares, preservar a biodiversidade, fomentar a agroecologia ambiental, popular e permanente.

Além disso, o módulo tem como objetivo o diálogo e a troca de conhecimento acerca das plantas medicinais e suas potencialidades na saúde e na economia, auxiliar na produção, cultivo e manejo, consolidando a produção caseira para uso próprio ou para a comercialização e fonte de renda.

Módulo IV 
Saúde Alimentar, Aproveitamento e Beneficiamento artesanal de alimentos

A importância dos alimentos na saúde está no fato de que as substâncias de um alimento de qualidade fornecem nutrientes essenciais para os seres humanos. Além de importante fonte para a nossa saúde, os alimentos tornam-se também uma possível fonte de renda e economia para as famílias e para uma melhor utilização e aproveitamento desses recursos é importante também aprender sobre o aproveitamento de forma integral desses alimentos.

O módulo tem como objetivo viabilizar um espaço de troca e diálogo sobre a importância da saúde alimentar e nutricional, além de viabilizar um espaço de troca trazendo os saberes tradicionais, regionais, culturais e ainda abordar sobre plantas alimentícias não convencionais PANC’s.

Módulo V
Meliponicultura – abelhas nativas sem ferrão

As abelhas são fundamentais para o ecossistema e existência de diversas espécies e para a produção de alimentos como um todo. Elas são responsáveis por 70% da polinização e são extremamente sensíveis à presença de agrotóxicos.

Além dessa função de suma importância para vida, as abelhas possuem mais uma função dentro do comércio devido à quantidade de produtos que elas garantem aos meliponicultores: além do tradicional mel, há também geleia real, própolis, pólen, dentre outros e o consumo de mel no Brasil tem crescido em ritmo acelerado, ao mesmo tempo em que as exportações têm garantido bons preços ao produtor.

O objetivo do módulo é oferecer ao público participante conhecimento sobre infraestrutura necessária e técnicas de manejo para um apiário rentável.

Programático