Atividades desenvolvidas

Linha do tempo

  • Fevereiro
Publicação da Assinatura do Contrato

A proposta do Termo de Colaboração vigente foi apresentada à Prefeitura em dezembro de 2019, a assinatura do contrato ocorreu em janeiro e a  publicação no JOM 1029 foi realizada no dia de 17 de fevereiro 2020.

  • Março
Contratação da Equipe

A partir da liberação  dos Recursos Financeiros para início das atividades, foi  realizada a contratação da equipe.

Reunião com os auxiliares de campo para esclarecimento de dúvidas sobre a operacionalização do trabalho a ser realizado.

Capacitação introdutória ao trabalho para os auxiliares de campo contratados, realizada na sede da SECAPP. Cooperar, 2020.
Início das atividades de Campo
Reunião com os auxiliares de campo antes do início das atividades na Unidade Agroecológica Fazenda Ibiaci. COOPERAR, março de 2020.
Suspensão das atividades devido à Pandemia

Suspensão das atividades devido à Pandemia do Coronavírus disposto no Decreto Estadual nº 46.970 de 13 de março de 2020. Sendo assim,  a equipe da COOPERAR passou por uma adaptação para dar continuidade aos trabalhos administrativos de forma remota (home office) a fim de garantir segurança e saúde neste momento. A equipe de campo se concentrou em compor e estudar planos de retomada das atividades e formação técnica junto aos trabalhadores de campo através de atividades online.

Plano de Trabalho Remoto

Após às medidas de restrições tomadas pela Prefeitura de Maricá e à nível mundial por conta da pandemia da COVID-19 a partir do dia 18 de Março, a COOPERAR iniciou a implantação de um plano de trabalho remoto para o desenvolvimento das atividades relativas à implantação e Manutenção das hortas durante o período de isolamento social.

No atual cenário ficou inviável a manutenção das atividades presenciais. Como alternativa, houve um enfoque quanto a capacitação e organização para continuidade ao trabalho, através de metodologia de trabalho em ambiente virtual.

Desta forma espera-se que a partir do retorno tenhamos trabalhadores e técnicos capacitados a dar início mais rápido e ágil a instalação da Unidade Agroecológica Manu Manuela e Fazenda Ibiaci.

Planejamento das atividades de campo em meio a pandemia

Para implantação e manutenção das unidades de produção agroecológica faz se necessário o planejamento de execução de atividades de manejo do solo, plantio sucessivo e escalonado de mudas consorciadas, atividades de capina, raleamento e demais tratos culturais necessários à promoção da saúde e produtividade do agroecossistema, durante todo o período de execução do projeto. Bem como a formação dos auxiliares de campo.

Desta forma, os Técnicos adotaram um calendário de planejamento semanal de atividades a serem desenvolvidas de forma remota.

Dentre as atividades, foram realizadas reuniões da Coordenação e Equipe de Campo e Formações com os auxiliares de Campo e a construção do planejamento produtivos das áreas de implantação e manutenção do Projeto.

Formações online

Para a execução do presente termo de colaboração foi necessário ampliar a equipe de trabalho. Por isso, após a contratação foram realizadas atividades de formação para promover o nivelamento teórico metodológico sobre temas inerentes à agroecologia.

Após a primeira reunião geral da equipe, no contexto do decreto municipal de isolamento social a equipe iniciou uma sequência de atividades de formação on-line, direcionada aos auxiliares de campo. Com o objetivo de abordar temas técnicos que fazem parte do trabalho que a equipe irá desenvolver na unidade de produção e capacitar para a retomada do trabalho em campo.

Em relação a metodologia aplicada, foi elaborado um calendário semanal com um tema a ser desenvolvido junto aos auxiliares de Campo. As atividades eram ministradas pela Coordenação e os Técnicos de Campo. É encaminhado via grupo de WhatsApp dos Trabalhadores de Campo, respeitando a disponibilidade de internet de cada um, vídeos didáticos sobre o respectivo tema a ser estudado, sempre às 14h aliado a questionamentos e apontamentos sobre o tema, os auxiliares de campo são incentivados a trocar experiências sobre conceitos e técnicas que a equipe técnica busca inserir no dia a dia do trabalho de campo, às 17h é encerrado o horário da atividade de formação.

A cooperar entende que a formação continuada entre técnicos e trabalhadores de campo e de sua responsabilidade e a única forma encontrada foi através das atividades remotas.  Foram realizados cerca de 20 encontros de março à junho, onde a equipe de campo retoma  de forma gradual as atividades presenciais, seguindo o protocolo estabelecido pela Prefeitura e Cooperar.

Reuniões Gerais

As reuniões gerais entre a Coordenação e equipe de campo tem como objetivo principal organizar as demandas a serem cumpridas durante a semana durante a pandemia, bem como socializar as informações produzidas entre a equipe técnica e administrativa. Todas as atividades respeitaram a limitação de acesso a internet de cada integrante que compõem a equipe.

Reuniões Equipe de Campo

As reuniões entre a equipe de campo, teve como objetivo dividir as tarefas e pensar de forma coletiva na execução delas de forma remota.

Coleta de solo para realização de análise físico química na Fazenda Ibiaci
Coleta de solo para realização de análise físico química na Fazenda Ibiaci.
A roçada e gradagem da área da Unidade Agroecológica Fazenda Ibiaci. COOPERAR, março de 2020.
Intervenção infra estrutural Manu Manuela

A Secaap realizou o aterramento do terreno com 1 metro de altura do nível da rua no mês de março de 2020, devido ao histórico de alagamentos da unidade.

  • Abril
Contexto de readequação da meta 3

A intervenção infra estrutural na unidade Manu Manuela, trouxe a necessidade de realizar um novo diagnóstico para compreender a viabilidade produtiva da área, para em seguida estruturar um plano de recuperação visando restabelecer a qualidade produtiva da área.

Devido a este fato a meta manutenção da unidade produtiva precisou ser adequada para reinstalação da unidade produtiva.

Formação interna
Elaboração de relatório trimestral
  • Maio

Planejamento para retorno das atividades na Fazenda Ibiaci

Foi realizado o planejamento das atividades a serem desenvolvidas com a retomada do trabalho após o isolamento social, de forma a detalhar as práticas necessárias para instalação da unidade, para tornar a execução o mais eficiente possível. Bem como sistemas de produção que terá na Unidade (mandala, Sistema Agroflorestal e canteiros retos)

Elaboração do Croqui da Fazenda Ibiaci

Com base na proposta de manejo e produção do planejamento de execução da instalação da unidade de produção agroecológica, a equipe elaborou um croqui indicando os dois principais sistemas de produção da unidade (mandala e canteiros retos), além do Sistema Agroflorestal.

Elaboração do Cronograma Produtivo da Fazenda IBIACI

O cronograma produtivo foi construído a partir da observação dos fatores ambientais e tecnológicos, assim como mudas e insumos disponíveis na região, de acordo com a sazonalidade e aptidão local. A produção de hortaliças é uma atividade altamente exposta a riscos. Não depende apenas da vontade de produzir e da aplicação correta das adequadas técnicas de cultivo, depende diretamente das condições climáticas e biológicas, estando, portanto, sujeita ao efeito sazonal.

Planejamento da Mandala na Fazenda Ibiaci

A equipe realizou o levantamento de quais hortaliças produzir, quanto de cada hortaliça produzir e, como produzir cada grupo de hortaliça em consórcio, na mandala. Foi realizado o planejamento da área que será efetivamente usada para canteiros, especialmente a mandala, favorecendo o menor gasto de insumos, possibilitando ainda calcular o volume de composto e de palhada necessário para adubação e cobertura do solo, considerando as práticas agrícolas conservacionistas. A mandala terá oito círculos e terá 30 metros de diâmetro

Planejamento dos Canteiros retos na Fazenda Ibiaci

Os canteiros retos serão formados por 20 canteiros cada um com 24 m², onde serão inseridas culturas olerícolas de ciclo mais longo e maior porte, como por exemplo as plantas da famílias das Solanaceae e Brassicaceae, onde algumas necessitam de tutoramento e devido ao porte, causam sombreamento que não é adequado ao projeto previsto para o funcionamento da mandala.

Planejamento do Sistema Agroflorestal (SAF)

O sistema Agroflorestal alia a produção de espécies anuais alimentícias, a espécies florestais nativas e espécies de adubação verde, e tem como função além de produzir alimentos, proporcionar a recuperação de áreas degradadas bem como a preservação de biomas naturais. Sabendo que a unidade será instalada a poucos metros de área de preservação permanente (APP) e é importante aliar o cultivo das espécies anuais, da cultura alimentar do município com a recomposição da floresta nativa do local.

Formação Online
Agroecologia e a construção do conhecimento: conceitos, princípios e forma de atuação
Data: 21.05.2020 Arquivo Cooperar
  • Junho
Retomada das atividades

O plano de trabalho passou por readequações, e as atividades foram suspensas de forma presencial,  foram retomadas em junho de 2020, a partir da publicação do decreto 544 (publicado em 2 de junho de 2020, Art. 6, parágrafo único).

  • Julho
Diagnóstico Manu Manuela

Comprometida com restabelecimento da unidade, a COOPERAR iniciou o diagnóstico técnico da área a fim de propor e executar a melhor alternativa de recuperação para retomada da produção. A análise ambiental foi realizada em três etapas, a etapa inicial consistiu no levantamento de dados relativos à composição química e física do solo e flora espontânea, através de análises laboratoriais e metodologias participativas de qualidade do solo.

 Na segunda etapa, esses dados foram sistematizados, elaborando um perfil de necessidades e potenciais para uma estratégia de manejo adequado.

E por último, na terceira etapa, foi realizado um levantamento de compra dos insumos e foram iniciadas as atividades,  para execução do plano de manejo.

Início das atividades presenciais

A cooperar visou garantir as demandas estruturais necessárias para o retorno da equipe ao trabalho de campo. Realizando as principais demandas pendentes que havia sob sua responsabilidade para início das atividades presenciais: compra dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Organização do Teste Rápido Covid-19.

Equipe Cooperar: Testagem para COVID-19
Data: 26.06.2020 Arquivo Cooperar

As atividades tiveram início de forma presencial no dia 01/07/2020, seguindo todos os protocolos para atender aos requisitos, orientados no Decreto Municipal Publicado no JOM Especial n° 273, de 02 de junho de 2020. Assim como as determinações da COOPERAR.

Em síntese:

0. Realização de Teste Rápido.

1. Organizar um planejamento para o retorno gradual; Com detalhamento das atividades que serão desenvolvidas, e escala de trabalho.

2. Articular junto ao Gestor do Contrato a estrutura adequada para trabalhadores;

3. Organizar mapa de transporte para deslocamento dos trabalhadores/trabalhadoras, de acordo com a escala de trabalho.

4. Disponibilidade de EPI’s, no caso para trabalhar no campo, e os que devem ser incluídos neste contexto de Pandemia (Máscaras, Álcool em gel dentre outros, conforme orienta a OMS, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde).

Entrega dos EPIs

Mini curso sobre a utilização e manutenção desses equipamentos.  É de responsabilidade da COOPERAR a promoção desse espaço, tendo em vista que as atividades diárias na horta, expõem o trabalhador a diversas intempéries que requerem cuidados tanto individuais quanto coletivas, como, por exemplo, a alta exposição ao sol que pode ser minimizado com o auxílio de filtro solar e chapéus, por exemplo. Além de exposição a animais peçonhentos e outros transmissores de doenças, que podem ser minimizados com o uso de repelente e equipamentos adequados como botas, luvas e perneiras, por exemplo, desta forma é de fundamental importância a formação sobre o uso desses equipamentos, antes de começar de fato o trabalho prático. Essa atividade ocorreu na Fazenda Ibiaci.

Fotos do atividades de julho

As espécies de árvores incluídas na Área de Preservação Permanente

2 Ingá

1 cacau

2 pata de vaca

1 Jaboticaba

1 Pitangueira

2 Araçá

1 limão

4 flamboyant

2 maçã

4 aroeira

10 Ipê

Período de Construção do Desenho do Agroecossistema de Recuperação da Unidade Manu Manuela
Propágulo de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum)  encontrado na Unidade Ma nu Manuela Data: 22.07.2020 Arquivo Cooperar
Propágulo de Erva Cidreira (Melissa officinalis L.) encontrado na Unidade Manu Manuela Data: 22.07.2020
Arquivo Cooperar
Atividade diária: Observação da Emergência plântula de  Mucuna Cinza (Mucuna pruriens (L.) Data: 27.07.2020
Arquivo Cooperar
Atividade diária: Plantio de Girassol Girassol (Helianthus annuus)
Data: 31.07.2020
Arquivo Cooperar

Construção do Espiral de Ervas Medicinais e Pancs

Proposta de Agroecossistema Manu Manuela